Líderes nos Negócios  

Lean Helthcare e suas vantagens

Conhecido também como Saúde Enxuta, filosofia é atualmente reconhecida como um dos mais poderosos sistemas de gestão de operações do mundo e já está sendo implementada em diversos hospitais brasileiros
 Diminuindo custos e aumentando a produtividade
 
 
Apesar da filosofia ainda ser pouco difundida em território nacional, o Lean Healthcare já está sendo instalado em algumas instituições de saúde pelo Brasil, e diversas são as vantagens de sua implantação.
 
Essa técnica, ou como alguns profissionais preferem chamar, filosofia de gestão e produção, é inspirada naquela utilizada na produção automobilística, com origem na fábrica de automóveis Toyota, focada na redução dos sete tipos de desperdícios (super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. 
 
No setor de saúde, a filosofia foi implementada por volta de 2002 em hospitais americanos e canadenses, e nas instituições de saúde a maior finalidade continua sendo o aumento da produtividade, mas trazendo reais benefícios para pacientes, colaboradores e para o hospital em geral, sendo uma alternativa de gestão de operação bastante atraente.
 
Conhecidos também como sistemas de produção enxuta para área da saúde, as técnicas de lean healthcare envolvem mudanças de processos internos das instituições, muitas das quais são simples readequações na maneira como os funcionários trabalham, e envolvem a eficácia e eficiência nos processos para diminuir a variação no tempo que se usa para prestar assistência ao paciente. 
 
Esses esforços resultam em melhorias mensuráveis ​​em resultados como a melhoria da qualidade de atendimento, menos danos devido a erros evitáveis​​, melhor acesso, tempos de espera mais curtos e melhor serviço. Além dos benefícios aos pacientes, as técnicas melhoram a vida de trabalho dos prestadores de serviços médicos e funcionários do hospital pois também incluem processos para evitar erros sistêmicos, reduzindo os níveis de estresse e diminuindo o desperdício. 
 
Finalmente, a produtividade e a eliminação de desperdício, também tem impacto ambiental positivo, com a diminuição na utilização de papéis. 
 
Ou seja, o Lean Healthcare pode trazer melhora nas condições de trabalho, liberação de capacidade, drásticas reduções de custos e erros. Em consequência, aumento na produtividade, que pode diminuir a insatisfação da população com os atendimentos no setor. Saúde enxuta, eficiente e segura, parece estar ao alcance de todos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- WDM - BR_Brasil - Business Leaders - 300x250 (pos=2) --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais Populares + Populares >>

últimos vídeos + últimos vídeos >>

Estilo de Vida + Estilo de vida >>

Artigos em destaque + Artigos em destaque >>
Top 10 + Top 10 >>