10 soluções tecnológicas para transformar a gestão de pessoas

Você bem sabe quantas tarefas o setor de RH tem que desempenhar para garantir o bom funcionamento da corporação. Dentre gestão de salários, recrutamento e seleção, plano de carreira e reuniões, além das preocupações com armazenamento seguro de dados e documentos, o dia a dia pode ser bastante corrido e a gestão de pessoas propriamente dita pode acabar ficando de lado.

 

A boa notícia é que, em todas essas atividades, a tecnologia tem muito a contribuir. Há soluções disponíveis que podem facilitar processos, integrar informações e trazer mais eficiência para as atividades. Ficou curioso para saber como as soluções tecnológicas podem otimizar a gestão de pessoas? Confira nosso post e saiba mais!

Segurança da informação

Existem softwares que podem armazenar um grande volume de informações, que ficam protegidas e só podem ser acessadas por quem tem a senha ou código de entrada. Problemas com pane no sistema podem fazer a empresa perder todos os seus dados, o que gera uma cadeia enorme de problemas. Se você transferir essas informações para uma plataforma segura e acessível, defeitos nos computadores não levarão a perdas nos documentos digitais e registros da organização.

Compartilhamento de dados

O compartilhamento de dados possibilita que todos aqueles que possuem permissão utilizem o software, tendo acesso às informações colocadas no programa. Isso facilita o cotidiano, otimizando a velocidade das operações e permitindo que todos se conectem aos arquivos de qualquer computador.

Com isso, a gestão de pessoas fica muito mais eficiente, pois os processos podem ser realizados de forma simultânea. Isso traz rapidez, praticidade e qualidade para o trabalho.

Videoconferências

Há ferramentas que permitem a realização de reuniões à distância, otimizando a gestão do tempo e diminuindo gastos com viagens e transporte. Essas soluções transmitem a imagem e som, possibilitando realizar videoconferências de onde o profissional estiver. Com isso, reuniões e entrevistas podem ser realizadas com mais facilidade, sem impedimentos.

Gestão do tempo

Os softwares na empresa permitem que você faça uma gestão do tempo do colaborador. Eles registram horários de entrada e saída, horas extras e a frequência do profissional. Além disso, muitos programas integram essas informações com a folha de pagamento, acelerando a composição do documento e facilitando a gestão de salários na corporação.

Também existem soluções que o colaborador pode utilizar para avaliar como ele usou seu tempo ao longo do dia. Eles registram as tarefas que foram executadas no computador e, ao fim do dia, fornecem um relatório, possibilitando que o profissional veja como usou seu tempo.

Gerenciamento de tarefas

Algumas ferramentas permitem que o gestor planeje as tarefas a serem realizadas no trabalho e as distribua pelo time. Além disso, elas acompanham a execução das atividades pelos colaboradores ao longo do tempo.

Dessa forma, esse tipo de software permite mais eficiência, organização e um monitoramento do trabalho da equipe. Com essas medidas, os gestores podem planejar estratégias de motivação, observar em quais tarefas cada colaborador tem mais facilidades e remanejar o time de forma a incentivar o aumento da produtividade.

Organização de e-mails

O e-mail corporativo pode ficar um pouco lotado e bagunçado; afinal, você recebe muitas mensagens todos os dias. Felizmente, existem softwares encarregados de organizar o correio eletrônico, que  ajudam também a encontrar contatos, anexos e documentos.

Uma solução tecnológica dessas pode contribuir muito para a gestão de pessoas e para os outros setores da corporação. Além de possibilitar que as mensagens sejam ordenadas, ela facilita o acesso a arquivos importantes que às vezes se misturam entre os outros e-mails que estão na caixa de entrada.

Recrutamento e seleção

As soluções tecnológicas podem ajudar na criação de um banco de currículos atualizado, no qual possíveis candidatos podem se cadastrar, assim como na triagem destes currículos, quando houver a necessidade de ocupar uma vaga. Com isso, é mais fácil separar os candidatos a partir de suas qualificações.

Além disso, softwares podem auxiliar na estruturação das etapas dos processos seletivos, nas entrevistas e também no processo de decisão ao reunirem as características e o perfil de cada profissional que concorre à vaga. Selecionar o profissional adequado ao cargo é um dos passos fundamentais para reduzir a rotatividade e, com essas ferramentas, a chance de acertar é muito maior.

 

Folha de pagamento

Gerenciar bem a folha de pagamento é uma tarefa complexa, porque envolve pensar nos salários, comissões, horas extras, benefícios, férias, demissões e afastamentos. E isso envolve também acompanhar a frequência dos profissionais. Mas essa tarefa trabalhosa e fundamental pode se tornar bem mais fácil com a ajuda de um software.

A tecnologia integra as informações de presença, acompanha ganhos e premiações e registra regimes diferenciados de trabalho (férias, licenças) e os desligamentos. Assim, o processo fica mais ágil e menos suscetível a erros.

Avaliação de desempenho

Há softwares que permitem armazenar informações sobre a performance de cada colaborador para promover avaliações de desempenho. Isso é fundamental para a empresa, pois permite ver quais profissionais se sobressaem e quais precisam melhorar seus resultados.

Com essa análise, a empresa pode premiar os que se destacam, como forma de incentivo para eles e toda a equipe. Além disso, pode investir em treinamentos, dialogar e ajudar o profissional que está com baixo desempenho a também subir na carreira.

Plano de carreira

A gestão de pessoas pode ser cada vez mais eficiente aproveitando os potenciais da tecnologia. Elaborar planos de cargos e salários, acompanhando o desenvolvimento dos colaboradores, torna-se muito mais fácil com essas soluções.

Isso é fundamental para a motivação do profissional, mostrando-lhe perspectivas de crescimento na empresa. Além disso, a estratégia é essencial para os gestores do RH planejarem bem a progressão de carreira e torná-la mais efetiva.

A gestão de pessoas pode se tornar cada vez mais produtiva e eficiente com ajuda de ferramentas tecnológicas. Os softwares possibilitam agilidade e qualidade, auxiliando em processos operacionais, na gestão de tarefas, no recrutamento e seleção, no planejamento de cargos e salários, na folha de pagamento e em várias outras atividades.

As soluções da tecnologia só têm a acrescentar para a sua gestão de recursos humanos. Para acessá-las, é muito importante contratar esses serviços informatizados em empresas de qualidade.

 

 

@metadados

Like what you see! Signup for our weekly newsletter

Comments(0)