Fronteiras e distancias se encurtam na America Latina

Enquanto uns constroem muros, outros constroem pontes. Brasil e Paraguai comprometem a dar continuidade ao projeto de construção de duas pontes rodoviárias internacionais entre os dois países. Essa decisão foi tomada logo após a inauguração de uma outra ponte ligando o Brasil à Guiana Francesa.

Paraguai e Brasil são amigos de longa data, com uma forte relação bilateral. Em 1992 foi inaugurada a Ponte da Amizade ligando os dois países, e a construção de uma segunda ponte ja vinha sido discutida por anos. Em meados de 2015 os dois paises finalmente assinaram um contrato para a construção da, então chamada, Ponte da Solidariedade, tendo o ano 2017 como previsão para sua inauguração. Infelizmente, devido à entraves e irregularidades o IBAMA não pôde aprovar os planos iniciais de construção.

No final do mês passado o chanceler brasileiro Aloysio Nunes foi recebido pelos presidente do Paraguai, Horacio Cartes, e por seu ministro de Relaçãoes Exterriores, Eladio Loizaga, em Assunção, onde assinaram um memorando de entendiemento para avançar com os projetos que teram custos conmpartilhados entre os dois paises.

"O governo brasileiro está empenhado em fazer ajustes no Orçamento para fortalecer a relação bilateral, que tem entre suas prioridades uma ponte internacional sobre o rio Paraná", disse Loizaga em entrevista coletiva.

O encontro aconteceu alguns dias depois que foi inaugurada a ponte que liga o Brasil à Guiana Francesa. Curiosamente, a ponte que lida a cidade de Oiapoque ao povoado fraqncês de Saint-Georges, custou 30 milhoes de euros para os dois países já havia sido concluida em 2011 e estava aguardando a conclusão de obras complementares de acesso rodoviário.

A Guiana Francesa é a última área continental sul-americana que ainda pertence a uma ex-potência colonial. É um território ultramarino da França e, como tal, faz parte da União Europeia e tem o euro como moeda oficial. E a ponte prometia reduzir o isolamento que marca sua história.

 

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