Estilo de Vida  

Mais da metade da população brasileira acima do peso

Obesidade também cresceu, mas a incidência é menor quanto maior a escolaridade
 54% dos homens e 48% das mulheres estão acima do peso
 
 
O Ministério da Saúde adverte: existem mais brasileiros acima do peso do que brasileiros com peso normal no país. 
 
Você já deve ter percebido a mudança pelas ruas e praias do território nacional, mas os dados são inéditos. Pela primeira vez, o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população brasileira. 
 
A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), revelada nesta semana pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que 51% da população (acima de 18 anos) está acima do peso ideal. Em 2006, o índice era de 43%. Entre os homens, o excesso de peso atinge 54% e entre as mulheres, 48%.
 
 
Os resultados continuam a assustar quando revelam que a obesidade também cresceu no Brasil. Hoje, 17% da população brasileira é obesa. Neste critério, 18% das mulheres e 16% dos homens estão obesos.
 
O estudo revela também que quanto maior a escolaridade, menor o índice de obesidade. Frutas e hortaliças estão presentes regularmente no cardápio de 45% dos brasileiros que concluíram, no mínimo, 12 anos de estudo. Entretanto, este percentual reduz para 29% entre as pessoas que estudaram até, no máximo, oito anos.
 
A avaliação do peso ideal utiliza o Índice de Massa Corporal (IMC) como uma forma para conhecer o estado nutricional do indivíduo.  Para calculá-lo, basta dividir o peso em quilogramas pelo quadrado da altura em metros (IMC = peso / altura x altura). O IMC é apenas um indicativo para se descobrir se o indivíduo está no peso ideal. Outros fatores como sexo, idade e condicionamento físico devem ser levados em conta.
 
Nesta edição do estudo Vigitel 2012, foram entrevistados 45,4 mil pessoas em todas as capitais do país e no Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013.
 


Mais Populares + Populares >>

últimos vídeos + últimos vídeos >>

Estilo de Vida + Estilo de vida >>

Associações + Associações >>

Reportagens + Reportagens >>

Artigos em destaque + Artigos em destaque >>
Top 10 + Top 10 >>