Estilo de Vida  

Brasil pode se tornar maior produtor mundial de carne

Ministro da Agricultura afirma em evento que atual safra brasileira deve ultrapassar as 200 milhões de toneladas
 Carne é terceiro maior exportador em agronegócios
 
 
“A atual safra brasileira deve ultrapassar as 200 milhões de toneladas e, em breve, o país deve se tornar o maior produtor mundial de carnes”, afirmou o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, nesta semana, durante a abertura da Semana Nacional da Carne Suína, em São Paulo.
 
Atualmente, o terceiro maior setor exportador do agronegócio brasileiro é o de carnes. Já no que tange a carne suína, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador do mundo. Em 2012, o país foi responsável por cerca de 3,5 milhões de toneladas da carne, das quais 85% foram vendidas no mercado interno e 15% foram exportadas. O setor gerou US$ 1,5 bilhão em divisas e um Produto Interno Bruto (PIB) superior a US$ 8 bilhões. Mesmo assim, o consumo nacional de carne suína é considerado baixo. contudo, a comercialização da carne no Brasil ainda é inferior a dos Estados Unidos e de alguns países europeus. Enquanto no exterior o consumo chega a mais de 30 quilos por ano, por aqui, esse número gira em torno de 15,6 kg.
 
Sendo assim, desde 2009, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com o Sebrae e o Mapa lançaram o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), com o propósito de elevar o consumo nacional da carne suína para 18 kg por pessoa até 2015. Várias iniciativas foram implementadas e agora o Projeto entra em uma nova fase, que pretende não somente promover o consumo do produto mas também dar enfoque à melhoria de práticas sustentáveis em todos os elos da cadeia produtiva da suinocultura, visando ao fortalecimento dessa atividade do agronegócio brasileiro.
 


Mais Populares + Populares >>

últimos vídeos + últimos vídeos >>

Estilo de Vida + Estilo de vida >>

Associações + Associações >>

Reportagens + Reportagens >>

Artigos em destaque + Artigos em destaque >>
Top 10 + Top 10 >>