x testing testing

Company Reports - Itaiquara Alimentos  

Statistics

Company Industry Founded Headquarters Key People Products Revenue Employees Follow us on twitter linkedin facebook

Platinum and Gold Partners

Silver and Bronze Partners

Itaiquara Alimentos

Itaiquara Alimentos: Qualidade e Inovação são os segredos do sucesso

Flavia Brancato

Investindo na expansão das fábricas e no lançamento de novos produtos, Itaiquara se destaca no mercado e ganha ainda mais prestí­gio na indústria de alimentos.
Itaiquara Alimentos

O centenário da Itaiquara Alimentos foi comemorado com orgulho no ano de 2011. A empresa, fundada em 1909, em Tapiratiba (SP), com o plano inicial de ser apenas uma usina açucareira, tornou-se uma das mais reconhecidas no setor da indústria brasileira de alimentos.

A Itaiquara se destaca, também, por ser uma das poucas com produção autossustentável, onde o seu processo agrega desde a geração de energia para a fabricação de produtos, passando pela produção da matéria-prima — melaço — originada da cana de açúcar cultiva pela própria Itaiquara, até a produção dos fertilizantes gerados dos efluentes das fábricas. E a verticalização vai mais além: A Itaiquara destaca-se também pela distribuição direta de seus produtos, um diferencial que a torna ainda mais competitiva no mercado.

Segmentada em três categorias — açúcar, álcool e alimentos —, a Itaiquara divide a sua produção entre seis unidades fabris, onde 25% dos seus produtos entram no portfólio que é oferecido ao varejo, enquanto o restante da produção é destinado à exportação.

Como parte do plano de expansão da empresa, há três anos a Usina Itaiquara — hoje Itaiquara Alimentos S/A —, mudou sua razão social com o objetivo de reforçar a marca e acompanhar as demandas do mercado.

A Companhia conta atualmente com mais de 260 itens, entre açúcares, cremes, coberturas, gelatinas, misturas para bolo, recheios e refrescos em pó, além da linha de fermentos, que já representou 90% do faturamento da divisão de alimentos da empresa, e agora, juntamente com os cremes e aditivos de panificação, é responsável por metade da receita

AQUISIÇÕES E PRODUÇÃO

A história do crescimento da Itaiquara é certamente um sucesso. Após a primeira safra, nos primeiros anos da Usina, quando produziu cerca de 290 mil quilos de açúcar, a empresa adquiriu duas outras fábricas — a Usina Açucareira Passos S.A. e a Companhia Açucareira Rio Grande, ambas na cidade de Passos, em Minas Gerais — e construiu a segunda indústria de fermento, em Tapiratiba (SP), já com projeto e tecnologia próprios e equipamento nacional.

Segundo o vice-presidente da Itaiquara Alimentos, Fernando W. Dias, além da produção de Fermento em Pó Químico, a Itaiquara Alimentos é a única fabricante nacional de Fermento Biológico Fresco”.

Com seis filiais de vendas estrategicamente localizadas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE) e uma Central de Distribuição em Porto Alegre (RS), a empresa atende, por meio de aproximadamente 80 distribuidores, mais de 53 mil padarias tradicionais e padarias de redes, além de aproximadamente 1.200 indústrias e 355 atacadistas espalhados por todo o País. Hoje, a Itaiquara atinge quase 55 mil pontos de venda e distribuição com seus produtos.

Na sede principal de Tapiratiba, está concentrada toda a parte de administração agrícola e das fábricas.

EXPANSÃO E RECONHECIMENTO

Nos últimos anos, a Itaiquara vem investindo em novos produtos, principalmente no lançamento da linha de ingredientes para panificação e confeitaria. Dentro dos próximos cinco anos, a criação de pelo menos mais cinco itens relacionados à linha de produção já faz parte de seu planejamento estratégico. “Também estamos focando na fábrica de misturas em Tapiratiba, para aumentar a capacidade e manter o padrão de atendimento”, ressalta o vice-presidente.

O sucesso do mais novo lançamento — a linha de Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara — é a prova de que a empresa está indo no caminho certo. O produto foi eleito o “lançamento do ano” pela reconhecida premiação Baker Top 2011, realizada anualmente pela revista Padaria 2000.

A Itaiquara recebeu ainda, nesta mesma premiação, quatro troféus: Prata, concedido ao Creme de Confeiteiro, ao Fermento Biológico e à linha de Ovos Líquidos Pasteurizados EGGBOX Itaiquara; e Bronze, recebido por seu Açúcar de Confeiteiro.

O vice-presidente assume o reconhecimento de um trabalho bem feito, “o recebimento desses prêmios só reafirma o prestígio no setor, que, aliado à qualidade dos nossos produtos e ao comprometimento com os clientes e parceiros, faz com que a Itaiquara seja reconhecida por sua capacidade de inovação e se mantenha ainda mais competitiva no mercado”, conclui Dias.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Pensando em contribuir para o desenvolvimento educacional no País, por meio dos Projetos Olimpíada do Conhecimento e Padaria Itinerante — ambos em parceria com o SENAI — a Itaiquara auxilia na formação profissional de qualidade e mão de obra especializada.

O projeto Padaria Itinerante, com o objetivo de levar cursos de formação na área de Panificação e Confeitaria para regiões onde o acesso à especialização de mão de obra e desenvolvimento no setor são precários.

Artigos em destaque + Artigos em destaque >>
LATEST COMPANY REPORTS + Reportagens Corporativas >>