x testing testing

Associations - SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo  

Statistics

Company Industry Founded Headquarters Key People Products Revenue Employees Follow us on twitter linkedin facebook

Platinum and Gold Partners

Silver and Bronze Partners

SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

Rafael Marko

SINDUSCON-SP - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

Fundado em 1934, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mil construtoras associadas e 30 mil filiadas. São empresas de obras residenciais, comerciais, industriais, habitação popular, obras públicas e privadas. A construção paulista representa cerca de 36% da construção brasileira, que por sua vez representa cerca de 5,3% do PIB do país.

Com o objetivo de unir empresários na busca por desenvolvimento econômico e crescimento para o setor da construção civil o Sinduscon tem como uma de suas premissas a atuação sobre os aspectos setoriais que afetam a competitividade das empresas construtoras, estimulando troca de experiências, informações e conhecimento de forma a diagnosticar e identificar as necessidades comuns às empresas relacionadas à tecnologia, gestão, qualidade e produtividade.

Presente em todo o Estado de São Paulo O Sinduscon possui 9 regionais, 1 delegacia, mais a sede cobrindo todo o Estado de São Paulo, oferecendo às associadas todo o apoio técnico e político que necessitam para o desenvolvimento de suas atividades.

Responsabilidade Social – ConstruSer

O SindusCon-SP ao longo desses anos tem defendido o desenvolvimento das atividades das empresas voltadas para a Construção Civil, buscando melhorias das condições do setor. Sua missão é difundir o conceito de responsabilidade social fortalecendo os programas do sindicato que beneficiem os colaboradores das empresas associadas. 

Os fatores sociais que envolvem os trabalhadores da construção civil, como educação, valorização e relacionamento com empregadores, colegas de trabalho e familiares, refletem em sua vida pessoal e na execução dos serviços prestados. 

Pensando nisso, o SindusCon-SP criou o ConstruSer com a finalidade de valorizar, incluir socialmente e incentivar a interação entre o trabalhador da construção civil e seus familiares.

O Projeto ConstruSer apóia e desenvolve ações de responsabilidade social para projetos e programas como a Megasipat, Pacto de Inclusão de Pessoas com Deficiência, cumprimento da Lei do Aprendiz, meio ambiente, segurança e qualificação profissional

O primeiro Encontro Estadual da Construção Civil em Família ocorreu em 26 de abril de 2008, totalizando mais de 18.000 participantes entre adultos e crianças. O Evento ofereceu atividades para a toda a família do trabalhador da construção civil, como cultura, lazer, entretenimento e aprendizado de atividades que possibilitem a geração de renda, entre diversas outras. 

Relações Internacionais

Com o objetivo de ampliar as ações da entidade neste contexto, foi implantada a Diretoria de Relações Internacionais do SindusCon-SP com a meta de promover a inserção internacional do SindusCon-SP e de suas empresas associadas através da realização de missões técnicas em que os executivos participantes possam conhecer práticas de excelência do setor da construção civil em outros países, propiciando uma reflexão sobre a possível implementação dessas soluções no contexto das empresas brasileiras. 

A ideia é estabelecer boas relações com consulados e câmaras de comércio de vários países e promover viagens de negócios. Benevides também quer ampliar a participação nas missões técnicas internacionais a todos os associados do SindusCon-SP, além de facilitar a participações dos empresários brasileiros em eventos e feiras realizadas mundo afora.

Meio Ambiente

O SindusCon-SP considera a Sustentabilidade na Construção Civil como assunto estratégico para o setor , por se tratar de uma questão primordial para a competitividade das empresas.

Para o sindicato, a Sustentabilidade já passou da fase das iniciativas isoladas de alguns empreendedores isolados pela consciência ambiental e por ações de responsabilidade social.

Produtos mais sustentáveis, projetos com melhor desempenho ambiental e social, soluções de adaptação aos efeitos da mudança do clima são requisitos que devem ser incorporados nos riscos, bem como nas oportunidades de negócios do setor.

O setor hoje é bastante atuante nesta área e o SindusCon-SP se orgulha de ter sido precursor nesta questão. Desde 1999 o Comitê do Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) desenvolveu diversas ações voltadas à disseminação de informações e capacitação de suas empresas.

Políticas publicas e o comitê participam ativamente dos principais fóruns onde são delineadas as estratégias socioambientais para o Estado de São Paulo e para o Brasil.

Fazem parte da agenda do Comasp temas estratégicos como: áreas contaminadas, uso sustentável da madeira, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, avaliação ambiental de edifícios e mudanças climáticas.

Em 2010, foi criado dentro do SindusCon-SP o Conselho do Meio Ambiente cujo objetivo é o de dar suporte à Presidência do SindusCon-SP nos assuntos relacionados à Sustentabilidade no setor da Construção Civil.

Atualmente, o SindusCon-SP preside a Câmara Ambiental da Indústria da Construção Civil da Cetesb da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
 

Artigos em destaque + Artigos em destaque >>
LATEST COMPANY REPORTS + Reportagens Corporativas >>