Previsões à Frente do Mobile World Congress 2017

            A edição de 2017 do Mobile World Congress está acontecendo essa semana na cidade de Barcelona, Espanha, entre os dias 27 de Fevereiro e 2 de Março.  O MWC é o maior encontro da Industria Mobile, um momento de muita importância onde podem ser apresentadas as novas tendências e idéia revolucionárias para a Indústria.
            A explosão no mercado de aparelhos móveis em conjunto com a Internet das Coisas (IOT-Internet of Things) foram os capacitadores da criação de uma enorme quantidade de informação digital sobre a vida de cada um de nós, distribuída de  forma quase livre entre todos os nossos diversos aparelhos. Se combinarmos o acelerado crescimento na velocidade da banda larga com a nossa progressiva confiança nos serviços digitais, veremos os dados de clientes e de consumidores se tornando o principal alvo para o cybercrime, onde somente no Brasil,  já atingiu cerca de 28 milhões de pessoas. Ameaças como essas, de tamanhas proporções  na segurança demosntra que nos encontramos em derradeira necessidade de acesso a um modo mais simples e seguro de navegar digitalmente e, que ao mesmo tempo, continue sendo capaz de proteger nossas identidades e informações.
            Este ano, esperamos encontrar no MWC inúmeras tendências chaves e serviços que irão nos ajudar a melhor posicionarmos nossas defesas contra esse tipo de ataque.
           
               Identidade mobile como garantia do nosso bem estar digital

             Na verdade, a solução se encontra em nosso bolsos. Os telefones móveis são equipados com mecanismos ideais para a proteção de nossas identidades e nossos ativos digitais. Em 2017, termos nossa identidade mobile protegida de forma adequada será um fator de crítica importância para garantir-nos uma vida digital com segurança, se tornando, não somente,  um escudo para nossa informação pessoal, mas também, um veículo para que possamos conduzir transações online com maior resguardo e confiança. As identidades móveis encontrarão maior integração aos negócios e serviços ao cliente, expandindo o uso de suas credenciais em um eco sistema muito mais inteligente, o qual por sua vez, se encontra em contínua expansão. Essa é uma das previsões da Delloitte, encontrada em recente relatório, onde mostra que métodos de identificação mobile como o GSMA da Mobile Connect estão se tornando cada vez mais popular já que eliminam a necessidade de termos de lembrar multiplas combinaçòes de usernames e passwords.
            Ao mesmo tempo, a identidade mobile se tornará o elo de maior importância para se construir confiança nesse eco sistema digital. Na verdade essa é uma mentalidade vital se as empresas tiverem como seu objetivo ganhar e manter a confiaça e fidelidade de seus clientes, fatores que se tornaram moeda de exponente importancia para o crescimento de qualquer negócio. No ambiente mobile, a importância em nutrir tal confiaça  foi enfatizada em uma pesquisa recentemente realizada Pelo MEF, onde revelou que 85% dos consumidores reagiram de alguma forma com relação às questões de privacidade e segurança de um determinado applicativo móvel, e 52% decidiram por apagar um aplicativo por essas mesmas razões.

            Gerações Y e Z confiando em suas identidades móveis

         Não podemos negar que as gerações Y e Z são as gerações com mais acesso à tecnologia móvel como parte integral de suas vidas, sendo esse um dos fatores que irá exercer influência substancial no mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pela Youbrand , o poder de consumo global da Geração Y é estimado em $2,45 trilhões de dólares (R$7,58 trilhões). Já a  Geração Z, a  qual cresceu usando social midia, terá uma expectativa muito maior, eperando que os ´serviços on demand´ estejam imediatamente disponíveis em seus aparelhos móveis. Essas são as gerações que confiam e usam seus telefones virtualmente todas suas atividades cotidianas, aumentando a necessidade que a Indústria ofereça experiências móveis de caráter mais inteligente, com maior facilidade de uso  e rapidez, e obviamente, com maior segurança. Essa gerações irão buscar por empresas com modelos de negócios unicamente móveis, tomando decisões baseadas não somente em suas necessidades, mas também, baseadas em  seus sentimentos e valores pessoais. A capacidade de conseguir garantir a segurança da identidade mobile para essas audiências, oferecendo uma simples e segura experiência, será o grande diferencial entre termos empresas capazes de captar o mercado ou, simplesmente, perder total conexão com essa parte demográfica da população e,  com isso, não tomar vantagem das oportunidades de negócios que apresentarão lucros substanciais.

             Biométricos

            As autenticações biométrica e multi-factor, mesmo com o menor nível de penetração no mercado até o momento, são vistas como  formas de autenficação mais poderosas e a necessidade de seu uso será uma tendência em 2017, juntamente com outras soluções usando biometricos comportamentais, onde uma coleção de comportamentos analizados, como por exemplo, a forma que andamos ou o caminho que usamos para chegar a determinado destino, poderáser usada para reconhecimento e verificação de indentidades.

            Olhando para a frente

           É muito fácil nos perdermos diante de tanta exaltação com relação aos novos aparelhos e serviços. Mas conforme nossas vidas digitais continuam a crescer e se tornar mais complexas, temos a resposabilidade de pensar com mais atenção sobre como essa mobilidade pode simplificar e proteger nossas vidas. E o  Mobile World Congres é o momento crucial, onde veremos as últimas inovações que farão de um futuro mais seguro, a nossa realidade.

Like what you see! Signup for our weekly newsletter

Comments(0)